A importância, nem sempre reconhecida, dos profissionais de expansão de varejo e logística

Profissionais de expansão de varejo e logística

Varejo e Logística. Em mercados onde a disputa por posições é acirrada, os profissionais ligados a expansão, sejam ligados ao varejo, ou no seguimento logístico ganham cada vez mais relevância, sendo constantemente disputados por grandes redes.

Um profissional de expansão hoje não é apenas um prospector, mas um profissional capaz de pensar em uma estratégia comercial e entender todo o lado financeiro do processo, além de entender muito bem do business da empresa. No caso dos chamados gerentes de Expansão e Prospecção, não basta comandar a abertura de novas filiais. Cabe a este participar do processo de ponta a ponta, desde o estudo da viabilidade do negócio, até a estratégia de localização, por exemplo. Suas escolhas têm impacto direto em todas as áreas da empresa, é essencial que ele entenda o negócio de forma global e converse com todos os setores.

Prospecção de Imóveis

Falando em escolhas, estes profissionais muita das vezes são obrigados a se deslocarem para outras praças em busca de lojas ou galpões logísticos para novas operações. Pesam sobre estes muitas vezes, o stress da escolha do melhor local, além da pressão sobre a negociação dos menores custos.  Entretanto, não é só isso, ocorre frequentemente que nas pesquisas realizadas no mercado imobiliário, o que se recebe é diferente do que é visto.  Há diversas histórias destes profissionais que prospectam imóveis.  Muitos chegam em cidades completamente fora de seu domínio, e ao buscarem as chaves de determinado imóvel em alguma imobiliária, recebem apenas a instrução de que horas devem devolver a chave e o endereço do imóvel. Rua cafundó do Judas, número zero.  Ótimo. Um dia para achar a rua.

Ocorre, ainda, as decepções e frustações pelo chamado “Projeto Abortado”.  Por outro lado, poucas são as empresas que reconhecem as boas escolhas e o mérito destes no sucesso alcançado. Poucos tem o entendimento o que ocorre até que se consiga o fechamento.

Será que devido à importância destes profissionais de expansão, as remunerações e o reconhecimento são compatíveis?

A resposta nós deixamos para os profissionais de varejo e logística.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *