Condomínios logísticos com ocupação acelerada.
A ocupação de galpões para logística tem aumentado nas principais regiões metropolitanas do Brasil. Forte crescimento do comércio eletrônico tem demandado busca por mais espaço. Além disso, medicamentos, alimentos e químicos ajudam neste crescimento.
Segundo a dados da ABComm, mais de 100 mil lojas já aderiram às vendas pela internet. A consequência é um crescente absorção de galpões, principalmente aqueles localizados em condomínios logísticos.
O fato é que a pandemia do novo corona vírus, acelerou uma tendência, a compra através da internet. Aproximadamente, 13% dos brasileiros compraram online pela primeira vez.
Ocupação de galpões para logística deve continuar crescendo mesmo após a pandemia
Inicialmente, pode acontecer uma estabilização deste processo, por outro lado, o comércio eletrônico representa apenas 5% do total das vendas do varejo brasileiro, e há uma tendência de crescimento deste setor, que alias já vem crescendo de forma continua.
Acredita-se que muito deste consumidores que fizeram suas primeiras experiências de compras online, deverão repeti-las.
A entrada de novos consumidores, e a necessidade de empresas que ainda estejam fora do cenário digital, ou melhor de vendas digitais, continuará a impulsionar o setor de locação de galpões.
Some-se a isto, que os consumidores querem receber de forma instantânea sua compras, ou no menor prazo possível, assim, a localização nunca foi tão importante para ocupantes, fazendo que os condomínios mais próximos dos centros urbanos, tenham ocupação mais rápida.
Por fim, a busca por qualidade, principalmente pela eficiência será bastante considerada. A relação armazenamento versus ABL, será priorizada neste novo ciclo.