Crescimento do comércio eletrônico e mudança de hábitos de novos consumidores afetam positivamente o setor
O mercado de aluguel de galpões logísticos deverá seguir crescente de forma acelerada no Brasil em 2021.
De acordo com informações preliminares, estima-se que em 2020, as locações desses espaços tiveram um aumento de 134% entre janeiro e setembro, em relação a igual período de 2019.
Apesar da pandemia, o mercado de locação de galpões logísticos, não foi atingido, pelo contrário, o fechamento do comércio tradicional, além disso, alavancou de forma expressiva a ocupação de módulos logísticos.
Foi registrado durante o exercício de 2020 a menor taxa de vacância em condomínios logísticos, desde que esta passou a ser pesquisada.
Mercado de aluguel de galpões logísticos tem taxa inferior a 17% no Brasil
A taxa média de vacância hoje é de 17%, entretanto, em determinas regiões metropolitanas, como por exemplo, em Contagem MG, assim como na Grande Florianópolis, e além disso Fortaleza, é perto de zero.
O fato, é que a pandemia provocou uma mudança no hábito de consumo do Brasileiro, que passou a comprar mais através do varejo eletrônico.
Pesquisas divulgadas estimam que 6 milhões de novos consumidores fizeram sua primeira compra online e além disso, querem repetir a experiência.
O fato é que a pandemia acelerou um processo que ocorreria em alguns anos, e além disso, a transformação gradual do varejo em logística.
Desta forma as empresas ocuparam de forma progressiva mais espaço para distribuição, e além disso, a necessidade das empresas tradicionais a direcionarem suas operações para o digital.
Portanto, não há duvidas sobre a longevidade do mercado de locação de galpões seguir crescendo.