Aluguel de Galpões logísticos em Minas Gerais
Vacância de Condomínios Logísticos em Minas Gerais Recua. Em recente artigo publicado pelo Diário do Comércio, chama atenção pelos dados publicados que indicam queda na vacância de galpões em condomínios logísticos no Estado de Minas Gerais, não chega a ser surpreendente, pois é repetido na maioria dos grande centros do Brasil.
O que mais se destaca, para quem conhece bem deste mercado, são os números do estoque total de condomínios logísticos, são de cerca de 1 milhão de m2 e quanto ao percentual de espaços vagos na região metropolitana de Belo Horizonte em 22%.
Vacância de Condomínios Logísticos em Minas Gerais Recua
Inicialmente é preciso compreender que a formação dos ocupantes de condomínios logísticos, é composta basicamente por grandes redes de varejo e por empresas de logística e transporte que ocupam, praticamente 50 % deste estoque. Setores como o farmacêutico e de alimentos, também se destacam. Entretanto, o setor de comércio eletrônico, brevemente deverá aumentar sua participação nesta fatia.
Devemos considerar, também, que a localização do Estado de Minas Gerais é estratégica para distribuição. Não devemos esquecer, o tamanho do mercado consumidor, e citamos aqui mais uma vez, os novos hábitos de consumo, onde o tempo de entrega de um produto é de relevância para os consumidores, o que fará com que as empresas tenham centros de distribuição mais próximas das grandes cidades.
Temos um Estado de grande concentração populacional, localizado estrategicamente, o que falta então?
Os grandes investidores do setor de condomínios logísticos sempre mantiveram seus olhares para São Paulo e Rio de Janeiro, e agora, alguns importantes players deste mercado, já buscam outros horizontes e fazem estudos de novos investimentos em Minas Gerais e na região metropolitana de Belo Horizonte. Investimentos novos poderão surgir, mas é preciso que o País e o Estado de Minas Gerais se recuperem e demonstrem sinais de que o “trem” esta de volta aos trilhos.
Para ler a matéria completa clique aqui.