A importância do cinturão de fornecedores FIAT para a economia da Grande BH

Aluguel de Galpões Industriais

A partir do momento em que a FIAT Automóveis anunciou que pretende investir 8 bilhões e gerar 8 mil empregos diretos e indiretos, houve uma retomada de otimismo quanto a recuperação do setor de autopeças.

A planta de Betim, é a maior fábrica de automóveis do grupo FCA no mundo, com capacidade instalada para produzir até 800 mil veículos/ano. Cerca de 20 novos fornecedores estão conversando com a FIAT, segundo matéria publicado no Jornal O Tempo.

Vale lembrar que a planta da FIAT em Betim conta com cerca de 2000 fornecedores, destes, 200 são fornecedores diretos. Atualmente, mais de 60% dos itens comprados provêm de fornecedores instalados num raio de até 150 quilômetros do Polo.

Fornecedores Fiat

O investimento anunciado pela FIAT automóveis deverá fomentar a economia da Grande BH, com recuperação de empregos tanto na montadora, como em seu cinturão de fornecedores. Para se ter uma ideia da importância deste setor, no Brasil entre 2014 e 2017 foram demitidos mais de 50 mil trabalhadores nas autopeças e mais de 124 mil nas concessionárias, numa conta que supera 200 mil cortes.

Para se ter uma importância deste investimento, vale lembrar que cada emprego gerado na montadora, cria, pelo menos três postos de trabalho na cadeia de autopeças, e se considerarmos todos os setores econômicos envolvidos, da indústria extrativa a postos de combustíveis, este número chega, a pelo menos em 15 empregos, para cada um gerado na FIAT.

Apesar da crise, o setor a nível nacional, deve produzir 2,4 milhões de unidades contra 2,1 milhões produzidos de 2017.

Siga nossa página no linkedin e saiba tudo o que acontece no mercado de locação de galpões logísticos no Brasil, clique aqui!

Participe da discussão

nove + catorze =

Compare listings

Comparar
×