Os desafios da ultima milha e os impactos no consumidor
Ansiedade. Esta palavra define bem o sentimento do consumidor quando realiza uma compra e espera pela entrega de seu item.
A frase “seu pedido saiu para entrega” parece ser um gatilho para os mais variados sentimentos que podem ser de alegria ou de absoluta indignação.
Em uma análise mais absoluta, a frase grifada acima também causa ansiedade no vendedor, que espera que o produto seja entregue em perfeitas condições e além disso, dentro do prazo.
Uma operação que impacta diretamente a experiência de compra do consumidor.
O que é last mile?
Basicamente last-mile é a última etapa de um processo de transporte e entrega de mercadorias.
Portanto, é a etapa que ocorre após a saída da mercadoria do centro de distribuição para ser entregue ao cliente final.
A entrega passa a ser um fator de decisão de compra.
Atualmente não só o preço é fator de compra.
O prazo de recebimento ganha status, onde muitos consumidores concordam em pagar uma valor maior para receber de forma mais rápida o item adquirido.
Vencer os desafios de entrega em tempo recorde passa a ser um ponto crucial da logística.
Investimento em logística e além disso o uso de recursos tecnológicos, passam a ser fundamentais para a logística.
Temas como acompanhamento em tempo real, bem como um bom planejamento de rota podem aliviar problemas com a entrega.
Por fim, a escolha do galpão bem localizado, ganha importância neste novo cenário.