Mercado prevê a construção de 1 milhão de metros quadrados em Minas Gerais. Foco no crescimento das operações logísticas e do crescimento das vendas online
Minas Gerais terá novos condomínios logísticos já a partir de 2022, este número deverá crescer com o número recorde de operações em aprovação e além disso, em desenvolvimento.
Forte demanda por espaço de armazenamento tem elevado as ocupações de armazéns para logística, segundo dados da Sempre Soluções Imobiliárias, consultoria especializada em locação de galpões logísticos, somente nos últimos 12 meses, mais de 350.000 m2 foram absorvidos.
A Grande Belo Horizonte, celebra a ocupação de cerca de 220.000 m2 de galpões em condomínios logísticos, outro destaque vai para Extrema no Sul de Minas.
O Estado de Minas Gerais tem hoje aproximadamente 2 milhões de metros quadrados construídos de condomínios logísticos, e uma taxa de vacância abaixo de 2%, certamente uma das mais baixas do Brasil.
Novos condomínios logísticos em Minas Gerais
Na região da Grande Belo Horizonte, estão previstos 600.000 m2 de ABL (área bruta locavel) para serem entregues até 2025.
Em Betim há projetos em aprovação e além disso, em desenvolvimento que juntos somam 150.000 m2.
Em Contagem, ao lado de Betim, aproximadamente 450.000 m2 estão em fase de aprovação e desenvolvimento.
Pouso Alegre, Itapeva e Extrema em Minas Gerais também terão novos empreendimentos, parte inclusive, entregue neste exercício.
Crescimento do e-commerce impulsiona a locação de mais espaço
Em meio a mudança de hábitos de consumo, o setor de locação de galpões em Minas Gerais, registrou um crescimento expressivo em 2021.
Condomínios logísticos, que já apresentavam um crescimento elevado, bateram recordes no cenário mineiro e além disso, nacionalmente, ancorados pelo avanço do comércio eletrônico. Na Grande BH, a taxa de vacância esta abaixo de 2 %, para um estoque total de 1.100.000 m2 de ABL.
Em Extrema, onde o inventário é de aproximadamente 800.000 m2, a desocupação esta abaixo dos 3%.
Cidades como Montes Claros e além disso, Varginha e Pouso Alegre, que possuem condomínios, estão com zero de vacância.
Na opinião da equipe da Sempre Soluções, a pandemia transformou o varejo em logística, e além disso, acelerou uma mudança nos hábitos de consumo, impulsionando de forma significativa as compras via internet.
Busca por galpões mono usuário também tem forte demanda
Não é só o mercado de galpões logísticos que passa por um processo de forte ocupação, segundo pesquisa da Sempre Soluções, houve grande ocupação nos chamados galpões de rua.
Um dos motivos, segundo a consultoria especializada, são as operações de last mile, e além disso, a busca por espaços próximos de grande centros de consumo.
Dados de monitoramento fornecidos pela Sempre Soluções, demonstram que os melhores galpões localizados na cidade de Belo Horizonte, Contagem e em Betim foram ocupados.
Desta forma, podemos afirmar que faltam galpões e que além disso, os preços de galpões estão mais elevados.
Elevação dos custos de construção impactam preços de locações de galpões
Aço e cimento elevam custos de construção de galpões em pelo menos 35%, e mais, a combinação com o aumento da taxa de juros, forçam a uma nova realidade de preços.
Portanto é preciso que futuros ocupantes tenham em mente um cenário complexo para quem busca por galpões: Dificuldade e além disso, preços mais elevados.
Por ultimo, é necessário entender que passamos por um período de transformação no mercado de aluguel de galpões, onde o varejo se transforma em logística, e além disso, muitas empresas buscam por mais eficiência.
Desta maneira, espaços mais otimizados e localizados são a bola da vez.
localização privilegiada é sinônimo de custo elevado de terrenos.
Por fim, para maiores informações de disponibilidades de galpões para alugar em Minas e além disso, custo de locação, entre em contato.
Somos especializados em aluguel de galpões.
Podemos ter a solução que sua empresa precisa.
- Apresentamos abaixo alguns dos novos condomínios