Comércio eletrônico pode salvar o varejo Brasileiro

Comércio eletrônico. Desafio logístico poderá impactar o mercado de locação de galpões logísticos no Brasil. A Ultima milha será a protagonista.

A logística vai precisar vencer esta batalha

O comércio eletrônico deverá ser certamente, um dos protagonistas da crise provocada pelo corona vírus. Diante do fechamento das lojas,  praticamente todas as redes varejistas estarão fortalecendo suas atividades através dos seus canais de vendas online.

Neste cenário, os profissionais de logística vão ter que garantir que toda a cadeia de abastecimento esteja preparada.  Neste período o sistema de compras estará na palma da mão do consumidor, e com o aumento das vendas online deverá movimentar os centros de distribuição pelo Brasil a fora, diz João Carlos Fernandes, Diretor da Sempre Negócios.

Um dos grandes desafios, diz João Carlos,, será o desafio da ultima milha, já que, por exemplo, o sistema de compras pela rede irá aumentar, e as pessoas não poderão retirar nas lojas, como era comum, o consumidor comprar no site e retirar na loja próximo de casa. Portanto, o que deve acontecer agora, é que as entregas serão maiores em domicilio.

O comércio eletrônico e os números do varejo

O faturamento do comércio eletrônico atingiu R$ 75,1 bilhões em 2019, com uma alta nominal (sem considerar a inflação) de 22,7% em relação ao ano anterior, entretanto este número não representa nem 10 % do faturamento varejista brasileiro.

O atual evento que o mundo inteiro atravessa, tem impactado os canais de vendas e por conseqüência a cadeia logística ganha neste momento protagonismo. O desafio é imenso. A logística brasileira será duramente testada.

Pode ser preciso, em função do crescimento, aliás já crescente, do comércio eletrônico estar mais próximo dos consumidores, e por conseqüência, haverá demanda, por exemplo, para novos centros de distribuição, e por isso deve crescer a locação de galpões logísticos.

Antes de mais nada, já observamos um aumento na demanda de setores ligados a industria farmacêutica, ao mesmo tempo, temos notado um crescimento no aumento das vendas online de produtos alimentícios bem como o de produtos veterinários.

Por fim, é provável que se as entregas ocorrerem de forma eficiente, aconteça uma virada importante no varejo. Se a experiência for boa, do momento da compra. até a entrega final, a aí uma enorme possibilidade de mudança de hábitos de consumo.

Neste sentido a bola esta com a logística.

Participe da discussão

quatro × 5 =

Compare listings

Comparar
×