Logística para e-commerce: Inovações e informações

Crescimento das vendas online vai revolucionar a cadeia logística

Logística para e-commerce. De acordo com a eMarketer, empresa especializada em tendências relacionadas a marketing digital, mídia e além disso, comércio eletrônico, o Brasil está entre os 10 países que mais crescem no setor de e-commerce.

As compras online se tornam mais comuns no Brasil, e sobretudo constantes. Pensar em logística para e-commerce é um desafio para muitas empresas no Brasil.

Muitas empresas que trabalham com e-commerce tentam diferenciar a prestação de serviços para que os clientes sejam fiéis e tenham uma boa experiência de compra.

É fundamental ter um bom planejamento logístico e atenção com cada etapa do processo. Um bom processo logístico no e-commerce tem reflexos direto no sucesso do comércio eletrônico.

Logística para e-commerce: Mercado

Segundado dados de mercado, foram registradas aproximadamente 80 milhões de compras online no primeiro trimestre de 2021, um aumento de 57,4% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

A estimativa para 2022 é de que esse número chegue a 83,7 milhões de compradores.

A expectativa para 2022 é que as vendas online cresçam 12% e a projeção de faturamento é de R$169,5 bilhões.

Tendências de mercado:

1 – Entregas no mesmo dia

Same day delivery (entrega no mesmo dia) é uma das maiores tendências de e-commerce. Os consumidores além de comprar mais, sobretudo exigem agora velocidade de entregas.

2 – Melhora da eficiência das entregas de last mile.

Muitas empresas não conseguem dar conta da quantidade de mercadorias devolvidas, devido à sua natureza imprevisível.

Entretanto, a logística reversa, tem um papel cada vez mais importante na retenção de clientes, consumidores felizes com o processo otimizado e funcional, fazem novas compras.

A saída da mercadoria do centro de distribuição até o momento de entrega é um dos principais gargalos do last mile.

Esta dor, passou a fomentar o surgimento de startups especializadas em entregas, e para aumentar sua competitividade e sobretudo, não perder mercado, as empresas de logística, terão que inovar em estratégias para otimizar processos de entrega.

3 – Logística reversa eficaz

De forma objetiva, o conceito de logística reversa no comercio eletrônico.  nada mais é que,  todo o processo de retorno de mercadorias para o lojista quando o consumidor solicita a devolução ou eventual troca de produtos.

uma logística reversa eficaz resulta em:

  • Diminuição dos custos de armazenagem e distribuição
  • Maior satisfação do cliente.

4 – Aluguel de galpões bem localizados e eficientes.

Atente para escolha da localização de seu centro de distribuição e sobretudo, seu ponto de distribuição de ultima milha. Prefira galpões com alta taxa de eficiência logística.

Tenha ciência que a área de armazenamento corresponda a pelo menos 80% da área bruta locavel, quando for alugar um galpão.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Participe da discussão

16 − 2 =

Compare listings

Comparar
×